Diretor da Sanepar garante que água turva é potável: 'Eu tomaria'
Sérgio Wippel destaca que bolhas e coloração diferente são aspectos visuais e não oferecem risco aos consumidores
Publicado: 20/02/2025, 16:19
Além do problema da falta d'água em diferentes bairros de Ponta Grossa, moradores também relatam receber água com aspecto espumoso e coloração turva em suas torneiras. De acordo com Sérgio Wippel, diretor de Operações da Sanepar, á água que chega às residências tem qualidade.
Na última terça-feira (18), o Portal aRede mostrou a denúncia de seguidores do bairro Uvaranas, que gravaram vídeos onde é possível ver a água saindo da torneira com aspecto marrom escuro. Segundo Wippel, o aspecto turvo é provocado pela presença de elementos como ferro e manganês na tubulação e se trata apenas de uma questão visual, sem prejuízo à saúde dos consumidores.
Quando questionado sobre o aspecto esbranquiçado e espumoso que a água tem apresentado em algumas residências, o diretor de Operações garante que o líquido se mantém potável e que as características são provocadas por conta de procedimentos adotados pela Companhia de Saneamento.
"Quando uma linha de distribuição que foi interrompida volta a operar, ocorre o processo de turbilhonamento, que acaba formando bolhas na água. Já a coloração branca é o cloro adicionar para dar segurança e qualidade", explica.
Wippel ainda confirmou à reportagem que consumiria a água com os aspectos mencionados. "Eu tomaria. Todos da Sanepar tomam. Não temos filtro. Nós utilizamos a água e temos certeza que tem qualidade", afirma.
O diretor de Operações reforça que a população pode ingerir a água recebida com segurança e que o Paraná é referência quando o assunto é tratabilidade. "Nossos laboratórios são considerados os melhores da América Latina. Todos os laudos são repassados ao Município e ao Ministério da Saúde", finaliza.